museu histórico
de jaboticabal

O museu

O MHJ é um museu público municipal, gratuito e aberto a todas, todos e todes. De tipologia histórica, contamos, atualmente, com um rico acervo (temos mais de 25 mil itens!) formado por objetos relacionados ao cotidiano, vida privada e trabalho (doméstico, urbano e rural); fotografias; documentos históricos e institucionais; audiovisual; livros e publicações (revistas e jornais da cidade e região); acervo arqueológico e etnográfico.7.

histórico

Nosso museu foi criado, por lei municipal, no ano de 1965 como resultado do interesse do Legislativo, na figura do vereador Fortunato Frascá, e uma demanda do executivo, que há anos promovia o Salão Municipal de Belas Artes de Jaboticabal e com isso já acumulava um acervo de telas. Criado como “Museu de Arte e Histórico de Jaboticabal”, deveria ter uma sede própria e seu funcionamento regulamentado pelo Executivo. Até 1970, porém, tanto a Câmara, quanto a Prefeitura não conseguiram dar sequência à abertura do Museu. Foi somente com a promoção do servidor público Dorival Martins de Andrade, em 1970, ao cargo de Diretor da Divisão de Administração da Secretaria Geral, que se iniciou a movimentação para a organização da instituição.

Segundo Dorival, neste período ainda não havia nenhuma instituição municipal voltada para a área de bibliotecas e de museus e foi vislumbrada a possibilidade de então estruturá-las e inaugurá-las. Assim, foram criadas por lei, no ano de 1971, a Biblioteca Municipal e a Pinacoteca Municipal.

A Biblioteca, que logo teve uma sede, passou a abrigar os objetos que Dorival já vinha recolhendo para compor o museu, até que em 1976,  se decidiu pela instalação do Museu no antigo Palácio da Turca, agora desapropriado e pertencente à Prefeitura.

Como se tratava de uma obra inacabada, foi necessária uma reforma no local antes da instalação da instituição e com isso, a inauguração da sede do Museu de Arte e Histórico ocorreu no dia do aniversário da cidade, em 16 de julho, do ano de 1979.

O acervo, àquela época, era composto por uma variedade de objetos relativos ao cotidiano doméstico e da atuação de profissionais liberais, a alguns objetos litúrgicos (relacionados à Igrejas Cristãs), aos quadros da Pinacoteca e à Galeria de fotografias de Jaboticabalenses Ilustres. Segundo o regulamento interno do Museu sua missão, consistia em “manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da História, das Artes, Cultura e Costumes do Município” por meio de reunião, conservação, custódia e exposição de “relíquias do passado jaboticabalense”.

Este forte caráter educacional e cívico do documento, que regia a escolha dos objetos adquiridos pelo museu e expostos em suas salas, era compartilhado por muitos museus criados no estado de São Paulo nesse período.

Ao longo do tempo, no entanto, a compreensão de museu, suas funções e seu papel na sociedade, foi se transformando, voltando-se cada vez mais para um entendimento de que a instituição museológica tem o compromisso social importante de promover a reflexão, estimular o senso crítico e levantar debates sobre assuntos contemporâneos atuais, sem, é claro, deixar de realizar suas funções básicas de preservação e salvaguarda de histórias e memórias.

Por esse motivo e por passar a contar com a presença e atuação de funcionária técnica especializada, o museu – já renomeado em 2002 “Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida” em homenagem a um grande memorialista da cidade – , a partir de 2012 começa a se estruturar institucionalmente e desenvolver uma gestão museológica voltada para salvaguarda (conservação e documentação), pesquisa e comunicação mais participativa. O museu também começa a receber e promover encontros e ações culturais que estimulam o envolvimento da comunidade,  assim como a desenvolver ações de preservação de acervo, obtidas por meio de premiação de editais do governo do estado de São Paulo.

No segundo semestre de 2020, por meio de recursos advindos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, o museu inicia um processo de reforma predial, incluindo, principalmente, a substituição do sistema hidráulico; a retirada da umidade na estrutura do prédio; a substituição de pisos, portas e janelas; a criação de reserva técnica adequada; um plano de acessibilidade com elevador, placas de sinalização e piso tátil; pintura interna e externa; dentre outras modificações.

No ano de 2022, somos contemplados em um edital de modernização de museus do Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo (PROAC-SP) que proporcionou, entre outras ações de modernização, a mudança do nome do museu para “Museu Histórico de Jaboticabal – Palácio da Turca” (após consulta e votação popular) e o desenvolvimento deste site.

Agora, aguardamos a finalização da obra para voltarmos a realizar nossas ações no nosso prédio, o Palácio da Turca, mas enquanto isso fazemos a guarda e tratamento do nosso acervo no prédio conhecido como “Cruzeiro” (antiga Igreja São Judas Tadeu), na praça Duílio Polli e nossas ações educativas por toda parte da cidade.

MHJ - (Década de 1980)
MHJ - (foto tirada entre 1993 e 1996)
MHJ - (Década de 2000)
Sala de exposição do MHJ (2013)